Os benefícios do Yoga

23/03/2015 21:55

 

    O Yoga é um sistema filosófico e também um sistema prático que utiliza técnicas para treinamento do corpo e da mente, no qual surgiu na Índia e sua história já percorreu milênios. Entre suas diversas correntes de pensamento o Hatha Yoga, que surgiu por volta do século X, é atualmente uma das praticas mais conhecidas no Ocidente.

    O Hatha Yoga desenvolveu e aperfeiçoou os conhecimentos milenares da filosofia do Yoga através da utilização de técnicas para superar os efeitos negativos do ambiente sobre o corpo humano.

    A pratica é um composto de praticas corporais que incluem diversas técnicas, tais como os ásanas, que são exercícios ou posturas corporais, tradicionalmente utilizados como condicionalmente físico para longos períodos de meditação; os pranayamas são exercícios respiratórios que desenvolvem consciência corporal e respiratória, além de ampliar a consciência de estados mentais; os bhandas e kriyas, que compreendem contrações com compressão interna intensa de áreas especificas do corpo que auxiliam a pratica dos exercícios respiratórios; yoganidras que são técnicas de relaxamento físico e mental e a meditação que é uma técnica que promove estado alterados de consciência.

    Pesquisas para estudar o efeito do Yoga sobre os sintomas climatérios em relação à percepção do estresse e personalidade demonstraram que mulheres na peri-menopausa que praticaram Yoga, apresentaram diminuição dos sintomas do climatério e do estresse durante esta fase.

    Há ainda, mulheres que praticam o Yoga Hormonal e que relatam diminuição da irritabilidade, da insônia e dos calores, passando a viver com maior disposição e qualidade de vida.