Dor? O que fazer?

03/04/2015 20:57

    A dor é como uma senha... pessoal e intrasferivel! 

    A dor pode ser definida como uma experiência subjetiva que pode estar associada a dano real ou potencial nos tecidos, podendo ser descrita tanto em termos desses danos quanto por ambas as características. Independente da aceitação dessa definição, a dor é considerada como uma experiência genuinamente subjetiva e pessoal. A percepção de dor é caracterizada como uma experiência multidimensional, diversificando-se na qualidade e na intensidade sensorial, sendo afetada por variáveis afetivo-motivacionais.

    Muitas mulheres relatam sentir dor, durante o período da menopausa.

    As dores sentidas nas articulações são muitas vezes generalizadas, trazendo ainda sintomas acrescidos como o calor, rigidez e inchaço na zona afetada. É também comum que, ao levantar-se, a mulher sinta dificuldade de movimentos, os quais surgem precisamente devido à rigidez das articulações.

    A osteoporose é o principal problema para a saúde que a menopausa provoca. As mulheres brancas magras e as que fumam, ingerem quantidades excessivas de álcool, tomam corticosteróides, ingerem pequenas quantidades de cálcio ou têm uma forma de vida sedentária correm maior risco de sofrer desta doença. Durante os primeiros 5 anos posteriores à menopausa, perdem-se entre 3 % e 5 % de massa óssea por ano e, depois, entre 1 % e 2 % por ano. Daí que ocorram fraturas a partir de lesões menores e até, nas pessoas de idade avançada, sem que exista nenhuma lesão. Os ossos que fraturam com maior frequência são as vértebras (o que provoca encurvamento e dor de costas), o fémur e os ossos dos pulsos.

    Um acompanhamento médico é recomendável para avaliar a necessidade de cada um, porém orientações  para a realização de atividade física pode, entre outros fatores, melhorar a capacidade funcional, diminuir a dor, reduzir o uso de analgésicos e melhorar a qualidade de vida de indivíduos com osteoporose ou mulheres na menopausa, são recomendados pela maioria dos profissionais da área da saúde.

    Estudos relatam que tratamentos complementares, tais como: acupuntura, massagens, drenagem linfática, técnicas de relaxamento, alogamentos e caminhadas diárias, Yoga, Pilates e Meditação podem aliviar os sintomas e promover melhor qualidade de vida.

    Se você der o primeiro passo e buscar entender o que o seu corpo está lhe solicitando, tenho certeza de que você encontrará uma solução.

    A dor pode incomodar, porém, se você não fizer nada, nada irá acontecer...