Acupuntura em harmonia com você...

24/03/2015 16:05

    

A menopausa é antecedida por um período denominado climatério, onde gradualmente a mulher passa por mudanças hormonais com diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona.

    O esgotamento dos folículos ovarianos é seguido da queda progressiva da secreção de estradiol, culminando com a interrupção definitiva dos ciclos menstruais e o surgimento de sintomas característicos.

    A ausência da produção do estrogênio pode causar vários problemas para as mulheres como: mudança no brilho e textura da pele, aumento da incidência de problemas cardíacos, má distribuição de gordura na região da barriga, ansiedade, depressão, alteração de humor, falta de interesse sexual, secura vaginal, secura nos olhos.

    Os incômodos físicos e emocionais gerados por esta gama de sintomas interferem de forma acentuada nos variados aspectos de inter-relacionamento da mulher, começando consigo mesma, com familiares, amigos, trabalho, estudos e até mesmo no lazer.

    A mulher moderna busca soluções e alternativas para que desequilíbrios orgânicos não interfiram em suas atividades físicas e mentais. Estas mulheres, a par das inúmeras dúvidas sobre a eficácia dos tratamentos alopáticos e seus fatores de risco, têm procurado outros recursos terapêuticos, entre eles, a acupuntura, para o tratamento e alívio dos incômodos sintomas que comprometem a sua qualidade de vida, a partir do período em que se inicia a menopausa.

    Estudos realizados na Escola de Medicina da Universidade de Stanford (SUSSMAN, 1973), mostraram que o tratamento através da acupuntura, obteve 5 bons resultados no alívio dos sintomas mais comuns, como os flashes de calor (fogachos), ansiedade, insônia e instabilidade emocional, colaborando para uma melhor condição de vida da mulher atual. Assim, a acupuntura seria uma opção para o tratamento da menopausa auxiliando no controle dos sinais e sintomas que incomodam as mulheres, visto possuir eficácia comprovada cientificamente e ser utilizada há anos pela Medicina Tradicional Chinesa.